Equipe MultiprofissionalCursos e PalestrasProjeto Pai MediadorCompra de Instrumento

O Que é o PEI

O Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental – é uma tecnologia de intervenção cognitiva focada no desenvolvimento do potencial de aprendizagem. Organizado em instrumentos que visam o enriquecimento das Funções Cognitivas, possibilita maiores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa, tornando os indivíduos mais bem sucedidos em suas atividades acadêmicas, profissionais, de rotina, transformando, assim, todo o seu sistema de relações.

Desenvolvidos pelos educadores e psicólogos Dr. Reuven Feuerstein e Dr. Raphi Feuerstein, os instrumentos do Pei são utilizados em mais de 50 países e estão traduzidos em pelo menos 12 idiomas. O Programa é direcionado a todas as pessoas interessadas no desenvolvimento do seu Potencial de Aprendizagem, sendo elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos, com desenvolvimento típico ou atípico.

A possibilidade do Pei beneficiar esta diversidade de público ocorre pois o foco da intervenção é definido pelo mediador, que tem como ponto de partida as vivências pessoais de aprendizagem, tornando o processo individualizado, atendendo assim as necessidades específicas de cada indivíduo, mesmo quando a intervenção acontece em grupo.

Além disso, o foco do Pei não são as respostas que os alunos fornecem a cada exercício, ou seja, não há uma relação de acerto ou erro, pois o Pei é destituído de conteúdo. O foco está no processo de construção destas respostas: como o indivíduo seleciona as informações do ambiente; como ele as relaciona, transformando em conhecimento e aprendizagem; e de que forma esta aprendizagem é devolvida para o ambiente, traduzida em resposta ou comportamento.

O mediador tem o papel de identificar em que momento deste processo a estratégia de raciocínio não atende à necessidade do aluno, e reconstruir junto com ele novas relações e caminhos para a solução eficiente de problemas, desenvolvendo junto ao aluno um processo metacognitivo.

Os materiais do Pei estão organizados em exercícios em folhas de papel, divididos em instrumentos sequenciais, sendo que cada um deles tem como foco algumas funções cognitivas específicas.

O Pei é dividido em dois Programas: Pei Standard (Pei 1 e Pei 2) e o Pei Básico (nível 1 e 2).

PEI STANDARD

O Pei Standard é constituído por 14 instrumentos, divididos em Pei 1 e Pei 2 (7 instrumentos cada), sendo que cada um dos instrumentos tem como foco algumas funções cognitivas, que, sendo trabalhadas, possibilita a correção de outras funções cognitivas relacionadas. É direcionado para indivíduos alfabetizados, que enfrentem ou não dificuldades construídas na relação ensino e aprendizagem.

São propostos exercícios que avançam com critérios de complexidade e abstração cada vez mais crescentes que ampliam o interesse e a motivação intrínseca dos indivíduos. Os instrumentos do Pei Standard são:

Pei 1
Organização de Pontos
Orientação Espacial I
Comparações
Percepção Analítica
Classificações
Orientação espacial II
Ilustrações

Pei 2
Progressões Numéricas
Relações Familiares
Relações Temporais
Instruções
Relações Transitivas
Silogismos
Desenhos de Padrões

Clique aqui e veja as próximas turmas em PEI STANDARD

PEI BÁSICO

O Pei Básico (Pei B) é também dividido nos níveis 1 e 2. Trata-se de um Programa direcionado para crianças não alfabetizadas ou que apresentem dificuldades construídas na relação ensino e aprendizagem. Também pode ser aplicado em pacientes que tiveram algum comprometimento no sistema neurológico e na reabilitação de processos cerebrais degenerativos.

O Pei B favorece a emergência das funções cognitivas, principalmente na etapa inicial da vida, enriquecendo as ferramentas verbais conceituais, os conceitos espaciais e temporais, e as atividades cognitivas que propiciam a representação das relações. Além disso, trabalha o potencial de desenvolvimento de analogias, da expressão do pensamento divergente, do pensamento convergente, trabalha as ilusões e a discriminação auditiva e tátil. Promove o pensamento reflexivo e a motivação interna, os sentimentos e a propensão da criança para gerar informações e não apenas reproduzi-las.

Os instrumentos do Nível 2 do Pei Básico ainda não está traduzido para o Português, o que inviabiliza a sua aplicabilidade e formação.

Os 8 instrumentos do PEI Básico 1 são:

  • Organização de Pontos
  • Orientação Espacial
  • Comparando e Descobrindo o Absurdo A
  • Identificando Emoções
  • Da Unidade ao grupo
  • Comparando e Descobrindo o Absurdo B
  • Da Empatia à Ação
  • TCAL – Três Canais de Atenção

Clique aqui e veja as próximas turmas em PEI BÁSICO

Feuertein Institute

Receba nossa Newsletter

Para receber nossa newsletter cadastre-se abaixo:

Facebook Linkedin Youtube
Todos os direitos reservados - CBM - Copyright 2014 © - Desenvolvido por Bruno Natal